Definições de Estatística
O objetivo básico desta seção é o cumprimento do dever de, numa obra de caráter eminentemente didático, fornecer uma definição clara do objeto de estudo. Em vez de criarmos mais uma definição para Estatística, resolvemos transcrever algumas definições encontradas na bibliografia pertinente ao tema, com a esperança de que o leitor, a partir delas, forme uma sua própria definição, pelo menos ao término das outras seções.
A "Estatística" trata da coleta, apresentação, descrição e análise de dados mensuráveis numericamente.
(Karmel 1981 pag. 11).
A estatística está interessada nos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises.
(Spiegel 1969 pag.1).
A importância da teoria da Probabilidade é difícil de se exagerar. O modelo matemático apropriado para o estudo de um grande número de fenômenos observáveis é mais um modelo probabilístico do que um determinístico. Além disso, todo o assunto da Inferência Estatística é baseado em considerações probabilísticas. Técnicas estatísticas estão entre as mais importantes ferramentas dos cientistas e engenheiros. A fim de empregar inteligentemente essas técnicas, um profundo conhecimento dos conceitos probabilísticos é exigido.
(Meyer 1983 pag. XII).
Em muitos campos diferentes da atividade científica e ações práticas encontramos casos em que certas experiências ou observações podem ser repetidas várias vezes em condições uniformes, resultando disto um certo resultado.... No entanto, mesmo que tentemos manter a uniformidade nas condições experimentais, existirá neste resultado uma variabilidade intrínseca ao fenômeno a qual não é possível dominar. Devido a esta variabilidade, o resultado pode variar de forma irregular, em repetições sucessivas da experiência, de forma que o não pode ser previsto, exatamente, em uma das repetições individuais. (Ex.: jogos de azar, física, química, demografia, economia, etc.).... Em casos como este, dizemos que estamos diante de uma experiência aleatória ou de uma observação aleatória.... Qualquer registro sistemático dos resultados da série de repetições deste tipo constituem um conjunto de dados estatísticos, relacionados ao fenômeno estudado.... O modelo matemático usado para descrição e interpretação dos fenômenos que mostram regularidade estatística e que serve para demonstrar que se pode extrair inferências válidas dos dados estatísticos é chamado de teoria matemática da probabilidade.
(Cramér 1968 pag.18-20).
A palavra "estatística" significava, originalmente, uma coleção de informações de interesse para o Estado sobre população e economia. Desta modesta origem, a Estatística cresceu e se desenvolveu até tornar-se um método de análise que , hoje encontra aplicação em todas as ciências sociais e naturais.... Como exemplo, da análise estatística, suponha que alguém esteja interessado em saber qual a proporção de eleitores que votará, nas próximas eleições, em determinado candidato ou partido político. Ninguém duvidaria que o resultado é incerto, ou seja não pode ser previsto exatamente e, portanto constitui uma experiência aleatória, a tarefa de descobrir qual será esta proporção. A análise estatística fornece meios para que, a partir de determinadas hipóteses e condições, se possa dizer, antes das eleições, que a proporção de votantes é P. Obviamente, a estatística não é uma técnica para substituir a divindade. Ela admite a possibilidade de erro e o leva em consideração de forma sistemática. Se somente Deus sabe que a verdadeira proporção, naquele momento é P , então o estatístico admite que:
P = P + um pequeno erro.
Uma das tarefas fundamentais da Estatística é responder: "Quão pequeno é este erro?" ou "Até que ponto podemos estar certos?"
(Wonnacott 1981 pag. 3).
Estatística pode ser definida como um conjunto de técnicas para a redução de dados quantitativos (ou seja, uma série de números) a um número menor de termos descritivos que sejam convenientes, e facilmente comunicáveis (Estatística Descritiva). ...ou como...um conjunto de técnicas para a tomada de decisões que auxiliam os pesquisadores na tarefa de fazerem inferências de amostras para populações e, a partir daí, nos testes das hipóteses levantadas sobre a natureza da realidade (Inferência Estatística).
(Levin 1985 pag. 9-11).
Estatística Descritiva lida com a coleta, organização e apresentação de dados, enquanto a Inferência Estatística lida com generalizações feitas a partir de uma parte para o todo.
(Kmenta 1971, pag.3).
A palavra estatística diz respeito a uma lista de fatos, aos métodos sistemáticos de organizar e descrever dados a ela relacionados e, finalmente, à ciência de inferir idéias gerais das observações específicas.
(Dixon 1969 pag. 1).
Visto isto, vamos ao trabalho de convencer o leitor de que estas definições são pertinentes, e resumem verdadeiramente um grande e importante campo de estudos.