Danária

Pernambuco entra na moda

por Vanessa Montenegro



O assunto moda nunca foi tão comentado em Pernambuco como nesse ano de 2003. A promoção de diversos eventos do ramo marcou a chegada do Estado ao cenário fashion brasileiro, fazendo assim com que se consolidasse como o terceiro maior representante de moda do país. Apesar de todo esse desenvolvimento, que se dá pela criatividade dos profissionais da área e conseqüentemente pelo reconhecimento desses, Pernambuco é carente de pessoas habilitadas para atuar no setor.

Pensando nisso, cursos na área estão sendo criados para atender a demanda por mão-de-obra especializada. De acordo com o designer, consultor de marketing e professor de moda, Eduardo Maciel, “Pernambuco tem uma grande quantidade de pessoas que trabalham ou querem trabalhar com moda, e sentem a necessidade de se profissionalizar”.

Um dos cursos mais esperados, com previsão de iniciação de processo seletivo em outubro, é a pós-graduação em design de moda do departamento de Desenho Industrial, da Universidade Federal de Pernambuco. A especialização vai formar designers capazes de pesquisar tecnologias e interferir em toda a cadeia têxtil.

No Estado, por enquanto, não existe nenhuma formação superior na área, mas cursos profissionalizantes já estão sendo executados, garantindo, por tanto, qualidade e formação teórica que estão faltando aos profissionais pernambucanos. Como o mercado exige cada vez mais qualificação, a procura pela capacitação está crescente.

Mais qualidade - A Faculdade Boa Viagem oferece o Curso Gestão de Varejo de Moda, que introduz o aluno no mundo do negócio, linguagem e técnicas do setor. No período de 2 anos, aprende-se desde comércio eletrônico e organização de eventos de moda à psicologia e administração. O aluno formado pode exercer, entre outras funções, as de consultoria, produção e pesquisa.

Segundo a coordenadora desse núcleo da FBV, Luciana Barros, com a formação o profissional fica capacitado a ser um empreendedor do ramo. “Aprender gestão de varejo de moda traz visão abrangente da realidade do mercado. A idéia é capacitar aqueles que já trabalham ou querem gerir negócio no setor”, diz Luciana.

Há 3 anos trabalhando na área de produção, a modelo, produtora e aluna da FBV, Elizabeth Pontes, acredita que o profissional da moda tem que está em constante aprendizado. “O estilista, produtor, consultor, deve está sempre se informando para garantir um lugar de destaque no mercado. Trabalho como modelo há 11 anos, produzindo, há 3, e apesar de experiente na área, sempre leio livros de moda, assisto a palestras e faço cursos profissionalizantes”, declara.

O Senac é outra instituição que se engajou no processo de ensino para quem quer entrar preparado no mundo fashion, com o curso de Técnicas de Estilismo em Moda que habilita para a criação e planejamento de coleções e desenvolvimento e acompanhamento da execução de peça piloto. Oferece ainda a possibilidade de atuação na área de consultoria.

Segundo a coordenadora do curso, Dione Paiva, o formado tem a capacidade de “prestar serviço a clientes particulares e de orientar compra de roupa e acessórios, na condição de autônomo ou contratado. O profissional também pode construir seu próprio ateliê”.

Algumas das disciplinas, oferecidas em seis meses de curso, são: desenho de moda, ética, teoria da cor e forma, assim como noções básicas de projeto e organização de desfile. Todo o conteúdo é procurado geralmente por quem já atua no mercado, mas qualquer pessoa, que tenha o 2º grau completo, e se interesse pela área, pode participar da especialização.

Serviço:
Design de Moda (UFPE)- 3271.8299
Faculdade Boa Viagem- 3328.2033
Técnicas de Estilismo em Moda (Senac)- 3413.6614


Voltar