Cérebro

Projeto sobre sexualidade ganha prêmio

por Vanessa Montenegro



A III Feira de Empreendedorismo, realizada na Universidade Católica de Pernambuco, foi encerrada, na sexta-feira (12), com um Júri que elegeu o melhor dos cinco melhores negócios apresentados na feira pelos alunos. A Clínica Especializada em Terapia Sexual (CETES) foi a ganhadora eleita por 5 representantes de empresas locais. O projeto foi feito por alunas do curso de psicologia da Universidade, na cadeira de empreendedorismo. A clínica seria destinada ao atendimento psicológico com enfoque nas questões sexuais, transtornos, disfunções.

O assunto sexualidade ainda é pouco difundido, muitas pessoas preferem não discutir sobre o tema envolto por tabus. Tanto é que em Recife não existe nenhuma clínica especializada para tratar dos problemas relacionados com a questão. Foi pensando nisso, em preencher a lacuna existente na cidade, que as estudantes resolveram montar o projeto da clínica, e pretendem ainda pôr a idéia em prática.

De acordo com pesquisas realizadas pelas estudantes, 70% dos problemas sexuais são de origem psicológica. Disfunção erétil, anorgasmia, vaginismo, entre outros problemas de ordem sexual, não estão relacionados com problemas orgânicos, como é mais comum de se pensar, mas sim com distúrbios psicológicos. A timidez ou o pânico, por exemplo, são fatores que podem atrapalhar um bom relacionamento sexual, mas com terapia eles podem ser diminuídos ou eliminados.

Por enquanto, pessoas com distúrbios sexuais na cidade do Recife podem se consultar como é de costume, com ginecologitas, no caso das mulheres, e urologistas, no caso dos homens. A mentora do projeto da clínica, Karla Daniela Maciel, afirma que pretende abrir o negócio, mas para isso terá que fazer cursos de especialização fora da cidade. “O empreendimento é viável e inovador em Recife, mas só será possível de ser implementado por nós, após passarmos de 2 a 3 anos nos especializando na área. Enquanto isso as pessoas terão que se tratar com os médicos do ramo”, diz Karla.


Voltar