Danária

Enter The Matrix: A Junção

por Bernardo Queiroz



Certamente todo mundo viu Matrix (The Matrix, EUA, 1999). O mesmo tanto e mais um pouco viu sua continuação: Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded, EUA, 2003). Uns poucos viram os Animatrix , as animações criadas com o tema Matrixiano por grandes mestres da animação mundial. Menos ainda viram a junção de todos esses. Essa junção é o jogo Enter The Matrix.

Por que falar de um jogo de computador no caderno de cultura? Por que como jogo, Enter The Matrix falha. Muito. Precisa de um computador monstruoso, come o espaço de HD de um sistema operacional inteiro e tem erros estranhos de controles de textura e simulação que não sao admissíveis num jogo desse porte. Os aficcionaos em Games de computador terão jogado outros jogos com o estilo “Realista” (sendo Splinter Cell um bom exemplo), apesar de realmente quem adora Matrix vai se sentir realizado. Afinal, existem cenas que ficaram marcadas na memória de cada fã de cinema; de movimentos pelas paredes, tiroteios em camera lente e escapadas loucas orientadas por uma voz no celular. Fora isso, de credito, fica a movimentação, que tem todas as multiplas combinaçoes de estilo da série de filmes.

A grande coisa do Enter The Matrix é voce enxerga-lo como uma hora de Matrix Reloaded que não foi mostrada no cinema. Tanto é que nos créditos de abertura existe a estranha declaraçao “Dirigido, Roteirizado e Escrito por Noah e Andy Wachovsky”.

O jogo trata de pequenas coisas sobre a historia de Matrix que faz a junção entre suas partes: a mensagem da Osiris que foi deixada no correio (na animação Final Flight of The Osiris, um dos Animatrix, que passou no SBT inclusive), como ela chegou á reunião dos capitães (Retratada no Matrix: Reloaded), novos insights sobre a trama, definindo como os "Despertos" tiveram contato com os personagens que possibilitaram o Reloaded, especificamente, o Chaveiro, Merovingian e Persefone, e a trama da Oráculo, já inclusive com sua atriz nova, assim como seu servo oriental Seraph.

Também é impressionante o desenvolvimento dos personagens principais, Ghost e Niobe, que tem tanto a adicionar a trama no sentido de interrelação entre personagens, em particular Trinity e Morpheus. A atriz que faz Niobe infelizmente faz seu papel como capitã fria e sem expressão, mas seu imediato Ghost e seu operador Sparky roubam a cena várias vezes, tanto nas partes filmadas quanto nas animações computadorizadas. O jogo serve como tapa buraco de muitas incógnitas que ficaram durante o Matrix: Reloaded.

Os dialogos de Matrix, mesmo digitais, continuam sua mistura de sucesso entre filosofia e ação. É um deja vu do primeiro Matrix. Algo que Neo perdeu quando começou a voar.


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