|
360 Graus |  | Português é campeão Brasileiro de Hóqueipor Juliana Dutra
 Sylvia Alcoforado, autora do primeiro gol do Português na prorrogação
 Jogadoras do Ferroviário |
O Sport Club do Recife foi sede do Campeonato Brasileiro de Hóquei Feminino, que aconteceu entre os dias 26 a 30 de agosto. Participaram do torneio: Clube Português, Ferroviário (CE), Sertãozinho, (SP) e Sport.
Mário Guedes Alcoforado, o “Maroca”, presidente da Federação Pernambucana de Patinagem, falou com o APÁGINA sobre a importância do Brasileiro. “A importância é muito grande, movimenta, divulga o esporte, e ao mesmo tempo temos mais chances de ganharmos o título.”
As equipes de Pernambuco eram cotadas para levar o título. “Desde o começo do ano que a gente vem se preparando para este campeonato. De dois meses para cá, intensificamos o treinamento. Eu espero o melhor, pelo menos o sacrifício foi grande, tanto da minha parte quanto da parte delas. Pela nossa dedicação, eu espero o melhor”, comentou Priscila Araújo, técnica do Clube Português.
A única equipe de fora do Nordeste é o Sertãozinho. “Nós esperávamos que o Sul não achasse o Nordeste tão longe e viessem mais equipes. Infelizmente só o Sertãozinho, que é a maior força do hóquei no Brasil, acreditou e veio”, argumentou Aloysio Monteiro, vice-presidente de esportes amadores do Sport. Apesar de ser do Ceará, o Ferroviário apenas cedeu o padrão. A equipe cearense é composta por jogadoras das categorias de base do Sport e Português. O técnico do time é Jorge Serafim, que atualmente faz parte do Náutico. “Eu tenho uma equipe muito nova, então cada
|
partida é muito difícil. Eu estou extremamente satisfeito, acho que elas estão taticamente bem... Ainda não estão no ponto que quero. Vou ver se eu consigo, dentro de nossas possibilidades, algum resultado bom que nos leve à conquista de medalhas”, falou Jorge. Elizabeth da Rosa Borges é uma delas. Aos 15 anos, atleta do Português, integra o Ferrim.
Na terceira rodada do campeonato, após um jogo entre Sport e Português, houve um certo desentendimento entre o juiz Leandro Agra e alguns dirigentes rubro-negros. Leandro afirmou que marcou “um pênalti contra o Sport faltando pouco mais de um minuto. E ao término do jogo os dirigentes ficaram um pouco exaltados, depois os ânimos aclamaram”.
No sábado, dia 30, foi o dia da final do Brasileiro. Ferroviário e Sertãozinho disputaram o 3º lugar, enquanto que Sport e Português jogariam pelo título. “Estou muito satisfeito com a equipe. Como a gente já havia previsto desde o início do campeonato, eu disse que minha equipe a cada dia se superaria, estaria melhor. Temos uma equipe jovem, mas de muito futuro”, declarou o técnico do Ferroviário Jorge Serafim, orgulhoso.
Ferroviário e Sertãozinho entraram em quadra na busca da terceira posição. O Sertãozinho partiu para o ataque, mas o adversário não dava espaço. Rafaela, goleira do tricolor cearense, fez uma seqüência de defesas, salvando a equipe até de um pênalti cobrado pelo alvirrubro paulista.
|
 Priscila Araújo, técnica do Português |
O Ferrim teve algumas chances de marcar, como quando Juliane Serafim ficou frente a frente com a goleira do Sertãozinho. Depois do gol, a equipe paulista ficou na defensiva, utilizando-se dos contra-ataques. Fim de jogo: 2 a 1 para o Sertãozinho.
Logo após, foi a vez da final. A quadra estava lotada pelos torcedores das duas equipes. “A rivalidade
 Ane Margarete, goleira do Português |
é grande. As pessoas diziam que o Sport era o favorito, mas estamos confiantes no que apresentamos durante o campeonato”, disse Sylvia Alcoforado.
Patrícia Perini, que veio de São Paulo reforçar a equipe rubro-negra, não jogou, pois cumpria suspensão automática por ter tomado dois cartões azuis.
O jogo entre os dois times estava equilibrado e veloz. Só que não saiu gols, pelo menos no decorrer do tempo normal, terminando em 0 a 0. “Os dois times estão muito bem, todos estão jogando com garra e com vontade de ganhar. Deve ser por isso que ninguém está facilitando”, comentou Patrícia Siqueira, jogadora rubro-negra.
Na prorrogação, Sylvia abriu o placar a favor do Português. Faltando menos de 1 minuto para o fim do jogo, Bruna Selva empatou. A decisão foi para os pênaltis. As lusas converteram todos, as rubro-negras, nenhum. Com a vitória por 3 a 0, o Clube Português consagrou-se campeão brasileiro no hóquei feminino.
|
Leia Também:
Resultado Completo dos Jogos
Hóquei Pernambucano no exterior
Fotos: Juliana Dutra
Voltar
|
|