Cérebro

A febre dos Blogs

por Conceição Ricarte



Muito mais que um diário virtual, este tipo de site é um misto de literatura, arte, humor e o que mais seus donos desejarem. Os weblogs ou blogs, como são popularmente conhecidos, estão se espalhando pela internet como um rastilho de pólvora e, apesar de não haver números precisos, porque eles mudam diariamente, estima-se que a rede mundial abrigue mais de um milhão deles.

A liberdade de criação que o blog proporciona é um de seus atrativos, sem contar que a pessoa não precisa ter nenhum conhecimento da linguagem de programação para começar o seu 'diário', bastam alguns cliques no mouse e qualquer internauta pode criar a sua página. Do ponto de vista da sua forma, o blog se confunde com o conceito de homepage ou site pessoais construídos na Web. O que distingue o blog de um site convencional é a facilidade com que se pode fazer registros para a sua atualização, o que o torna muito mais dinâmico do que os sites.

Assim, o blog se diferencia de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, instant messages, listas de discussão, etc) justamente pela sua dinamicidade e interação possibilitadas pela facilidade de acesso e de atualização. Por estas suas características básicas, o blog parece que trouxe vida a Web, a ponto de muitos analistas e usuários considerarem que este novo modo de comunicação e de relacionamento virtual virou mania na internet. " A exposição da vida pessoal na rede é uma forma de exibicionismo, mas não uma patologia. As pessoas simplesmente têm curiosidade para saber da vida alheia", diz a psicóloga Rosângella Valladares.

Já para Vanessa Martins, 26, blogueira há 2 anos, esta realidade virtual serve como forma de entretenimento e aproximação entre as pessoas, " O ser humano gosta de se comunicar e o blog é uma ferramenta ágil, pois facilita a vida dos tímidos, que se expõem sem revelar a identidade, e ajuda os extrovertidos a fazerem mais amigos."

Como se pode observar, o blog é uma excelente forma de comunicação e parece que veio para ficar, não há idade e nem restrições, somente a criatividade (ou a falta dela!) guia este mundo virtual e real tão cheio de surpresas e interatividade.


Voltar