Cérebro

O pior vírus da história

por Conceição Ricarte



Internet lenta, máquinas entrando em pane e até uma ameaça de ataque nuclear. Os criadores de vírus têm tido o que comemorar nos últimos dias. Para muitos, o simples ato de checar e-mails virou uma tortura. Na maioria das vezes, o motivo chama-se Sobig.F, com grau de risco elevado para 4 (numa escala de 5 pontos), ele já conquistou o título do vírus de disseminação mais rápida já visto até hoje.

O Sobig.F infecta máquinas com Windows 95, 98, Me, NT, 2000 e XP. Estas máquinas estão sujeitas ao invasor que envia mensagens em massa, atravancando os sistemas de e-mail. Os especialistas também descobriram que ele planta um programa-espião nos sistemas invadidos. O vírus chega como anexo de uma mensagem com assunto, texto e arquivo anexo de nomes variáveis. Se executado, ele se instala no computador e varre o disco rígido à procura de endereços de e-mail e usa um mecanismo próprio de SMTP para enviar mensagens contaminadas.

A classificação do invasor como o mais rápido de todos os tempos foi feita pela MessageLabs, empresa de segurança inglesa. É importante notar que o Sobig.F falsifica o endereço do remetente da mensagem. O nome que segue com o e-mail contaminado não corresponde à máquina de onde partiu a mensagem. O vírus escolhe, ao acaso, um endereço qualquer entre aqueles que coleta no sistema invadido.

Investiga-se a possibilidade de que a praga tenha surgido por meio de uma foto de um site pornô da cidade de Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. Quem clicasse no link da imagem, acabava fazendo o download do arquivo contaminado. O provedor já foi, inclusive, contatado pela polÌcia federal norte-americana, o FBI, para ajudar a rastrear a origem do Sobig.

Maiores informações sobre o vírus podem ser encontradas nos links:
www.microsoft.com/brasil
www.symantec.com


Voltar